sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A bizarrice dos nomes

Saiu hoje no G1 uma matéria falando de pessoas que decidem trocar seus nomes pois são absolutamente bizarros. Já ouvi falar de gente que registrou filhos com nomes como Madinusa (de made in usa), Email (leia: emaíl) e Interneide...

Tenho uma amiga que tem três filhos, Pedro, João e Gabriel, e um dia ouviu a seguinte conclusão da faxineira: "A senhora gosta de nome de pobre, né?"

O problema é exatamente o inverso: as pessoas mais ignorantes é que adoram nome estrangeiro. Parece que quanto mais estranha a grafia, melhor. Afinal, Eduardo, José, Antônio e Laura são muito banais! O bom é Haleydavidson, Jenifferanne, Swellenkelly e Dayanny...

Segue abaixo parte da matéria:
Wonarllevyston, aos 13 anos, consegue mudar nome na Justiça de MS. Mãe do garoto, Dalvina, acrescentou Xuxa ao próprio nome. Prima dele se chama Linda Blue Junia Sharon Mell Melina Marla Cyndi.

O cidadão brasileiro que quiser mudar o nome que o incomode, provoque constrangimento ou o exponha ao ridículo pode pedir na Justiça a alteração do Registro Civil. Esse foi o caso do estudante Wonarllevyston Garlan Marllon Branddon Bruno Paullynelly Mell (e outros três sobrenomes, que não serão citados para preservar o jovem, de apenas 13 anos).

A mãe dele, Dalvina Xuxa (e dois sobrenomes), entrou com o processo de retificação de registro civil em Campo Grande, em abril de 2007. O juiz Fernando Paes de Campos, da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, autorizou, em agosto do mesmo ano, a mudança do nome do garoto, que hoje passou a ter um nome composto e dois sobrenomes.

Veja lista com pessoas que pediram para mudar o nome na Justiça de MS:
Altezevelte
Alucinética Honorata
Maxwelbe
Claysikelle (esse é o mais mais!)
Maxwelson
Mell Kimberly
Wildscley (sem comentários!)
Frankstefferson (sensacional!)
Hedinerge
Starley
Hezenclever
Uallas
Udieslley
Ulisflávio (deve vir de o Luis Flavio...)
Hollyle
Hugney
Necephora Izidoria
Kristofer Willian
Locrete
Venério (sacanagem...)
Walex Darwin
Yonahan Henderson
Maxwelson
Wochton
Wallyston
Waterloo
Wolfson

Detalhe: o coitado do Wonarlleviston só quer se chamar Bruno!

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL843152-5598,00-WONARLLEVYSTON+AOS+ANOS+CONSEGUE+MUDAR+NOME+NA+JUSTICA+DE+MS.html

7 comentários:

Anônimo disse...

Completamente de acordo que mudar o nome seja possível!!
Há nomes que são um verdadeiro constrangimento...

Eu tenho uma filha chamada Ana, outra Rita e um João, todos entre os 30 e os 40 anos e muito felizes com os nomes bem simples que têm...

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a observação. Eu, por exemplo, conheço dois casos bem próximos a mim: meus primos Daverson (filho de Daver?) e Deiler (que antes seria Queiler, mas o escrivão se recusou). Creio que quando se dá certos nomes a uma criança, você de certa forma traça o futuro dela, suas dificuldades, constrangimentos e quaisquer situações desagradáveis que ela passará. Mas também creio que tal situação não se aplique somente a esses nomes, digamos, bizarros. Existem pessoas que têm certa queda por nomes compostos, mas na hora de formá-los acaba selecionando mal as partes. Normalmente isso acontece com junção de nomes muito fortes, como Ricardo Rafael, ou Mariana Carolina. Fica parecendo um personagem de novela mexicana. Todos os dias agradeço a Deus pela sensatez dos meus pais na escolha do meu nome.

Walmor Pamplona disse...

Tem Walmor tb!

Adriana Pinheiro disse...

Mas não dá nem pra comparar Walmor à wolfgangson, né? Walmor é tranquilíssimo!

Quanto ao fofo anônimo que agradece aos pais pela sensatez do nome, é meu irmão, e chama Marcelo!

beijos e obrigada pela visita!

Anônimo disse...

Marcelo é um nome lindo. Curioso que aqui em Portugal é raro. Oi Adriana, já adivinhou quem é mãe da Ana, da Rita e do João?
Isabel, é isso. Parece que Saturno está cada vez mais próximo. Bom, não? Beijo par si.

Adriana Pinheiro disse...

Querida Isabel, imaginei mesmo se não seria você... que honra ter o blog lido em Portugal! :)
E já que o assunto é nomes, quero dizer que adoro os nomes portugueses como Nuno, Gonçalo e Joaquim. beijos

Anônimo disse...

imaginem uma dupla caipira: Claysikelle e Locrete....