quinta-feira, 5 de junho de 2008

Futebol e astrologia - fantastique

No blog Planeta que Rola do O Globo Online, Marcelo Alves assina um artigo de 2 de junho falando das excentricidades do treinador da seleção francesa de futebol, Raymond Domenech. Aparentemente, o treinador é um aficionado da astrologia que leva em consideração os signos dos craques ao fazer sua escalação. Até aí, tava achando o treinador chique no último... só de admitir gostar de astrologia e não se importar com os inevitáveis deboches, o cara já merece meu respeito.
Segundo a matéria, Domenech não escala jogador escorpiano nem que a vaca tussa... o que faria dele um verdadeiro bobalhão por deixar de dar oportunidades a jogadores do signo de Pelé, Maradona e Garrincha*. Gente, isso seria preconceito astral! Como assim escorpiano não pode jogar? Admito que são seres intensos, que podem até ser um tanto obsessivos, tanto para treinar, como para emburacar numa jaca qualquer da existência... mas descartá-los? Achei que Domenech fizesse os mapas dos jogadores para entender melhor seus pontos fortes e fracos, para melhor orientá-los. Pode ser que seja isso e que a mídia esportiva tenha o transformado numa espécie de bobalhão esotérico do futebol. Não acredito que Domenech simplesmente barre os escorpianos, afinal, podem ser jogadores implacáveis, sagazes, talentosíssimos – a pequena lista de exemplos fala por si! Dunga não faria uma coisa dessas... primeiro, por aparentemente não ligar a mínima para astrologia, segundo, por ser ele mesmo um escorpiano.

Mais adiante na matéria, Domenech diz ficar de olho vivo ao escalar zagueiros leoninos, pois teme que “cedo ou tarde tentem alguma coisa idiota”. Leoninos podem mesmo querer aparecer desenvolvendo jogadas individuais, o que é um grande risco para um jogador de defesa... Bom lembrar que futebol é um jogo de espírito de equipe (qualidade do signo de Aquário). Atenção treinador, arianos também podem se destacar em jogadas individuais, pois são fominhas em campo e têm pavio curto, mas costumam ter excelente arrancada e chutes que são verdadeiras bombas. Como em tudo o mais, cada signo tem seus defeitos e seus méritos.

Bem, voltando ao treinador, que por sinal é aquariano, Raymond Domenech não deve ser tão tolo assim, com seu método eclético, convenceu três veteranos em vias de aposentadoria – Zidane, Thuram e Makelele - a integrarem mais uma vez o time e assim levou les bleus à final contra a Itália na Copa de 2006.

Por conta dessa história, saí pela Internet pesquisando as datas de nascimento de craques atuais e de outros tempos, daqui e de outros países. Não consegui os horários, segue então uma lista curiosa dos signos dos jogadores:

Áries: Rivaldo, Luisão, Emerson, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Edmundo, Bobby Moore , Baggio, Makelele

Touro: Lúcio, Gilberto, Kaká, Dodô, David Beckham

Gêmeos: Cafu, Ricardinho, Cris, Elano, Vagner Love, Paul Gascoine

Câncer: Cicinho, Zé Roberto, Carlos Alberto, Riquelme, Messi, Platini, Zidane, Fabien Barthez

Leão: Thierry Henry

Virgem: Alexandre Pato, Julio César, Denílson, Deco, Beckenbauer

Libra: Gilberto Silva, Dida, Ronaldo Fenômeno, Roque Junior, Falcão, Paolo Rossi, Trezeguet

Escorpião: Pelé, Maradona, Garrincha, Luis Fabiano, Fred, Robert Pires, Van Basten, Luis Figo

Sagitário: Gary Lineker, Passarella

Capricórnio: Rivelino, Jairzinho, Marcelinho Carioca, Thuram

Aquário: Robinho, Adriano Imperador, Tostão, Juninho Pernambucano, Juan, Cristiano Ronaldo, Rogério Ceni, Sócrates, Romário, Batistuta, Patrick Vieira

Peixes: Diego, Vampeta, Thiago Neves, Zico


* há dúvida sobre o signo de Garrincha: em alguns registros, a data de nascimento do saudoso jogador é 18 de outubro, o que o faria libriano, em outros, consta como tendo sido dia 28 de outubro, caso no qual ele seria de Escorpião.







Link do artigo: <
http://oglobo.globo.com/blogs/planetaquerola/post.asp?t=domenech_suas_manias&cod_Post=105829&a=419>

6 comentários:

Vinicius Medeiros disse...

Adriana,

Parece que ele está mudando um pouco de idéia. Li, ontem, que ele acaba de convocar o Flamini, jogador recém contratado pelo Milan, da Itália, e que nasceu em novembro - escorpiãoníssimo.

Mas, de fato, preconceito bobo do meu caro Domenech. Acho que ele deveria rever seus conceitos, pois, na última Copa, quem prejudicou a França foi nosso "saudoso" Zinedine Zidane. Sua cabeçada "astral" acabou com o título francês. Beijo e gostei do post - está indo no caminho certo.

Vinicius

Adriana Pinheiro disse...

Vini, fui imediatamente bisbilhotar e descobri que o Flamini é de Peixes... nascido em 7 de março. Vamos continuar aguardando a convocação de um escorpiano. Adorei sua visita! :)

Walmor Pamplona disse...

Incrível!

Rodrigo Romano disse...

Pela sua lista eu não convocaria nenhum de gêmeos.
Como tem perna de pau geminiano, rsrsrs.
Bjos!

Anônimo disse...

Mane garricnha é do signo de libra e não do signo de escorpião,ele nasceu em 18 de outubro de 1933,poxa vc deveria saber mais sobre os signos, e signo não influencia em nada ao futebol, o dom vem para aqueles que acredita e pratica

Adriana Pinheiro disse...

Pois a informação que tenho é de que Garrincha nasceu em 28 de outubro de 1933...