segunda-feira, 2 de junho de 2008

Vulgo "inferno astral"

É popularmente conhecido como inferno astral o mês que antecede o aniversário de cada um, (por exemplo, se uma pessoa nasceu dia 15 de setembro, seu inferno astral começaria em 15 de agosto). Particularmente, acho o termo “inferno” muito infeliz e vou tentar aqui explicar porque.

Todos os anos, (no dia anterior, no dia exato ou no dia seguinte ao nosso aniversário), o Sol volta para a posição zodiacal onde estava no ano em que nascemos, o que é chamado de "revolução solar". O aniversário marca, portanto, o fim do ciclo solar de um ano e o começo de um outro ciclo de um ano, um novo ano, um reveillon particular. Deixamos de ter uma idade para ter outra, é um rito de passagem. Costuma-se celebrar essa data, (lembrando simbolicamente o nosso nascimento), dando boas-vindas ao novo ano de vida com família, amigos, música, comida, bebida, dança, enfim, com um pequeno ritual.

O inferno astral seria, então, o mês que marca o fim de um ciclo, um período de morte do velho ano que deveria ser usado para uma reflexão. Reflexão é algo que exige certa introspecção, um pouco de paz para podermos fazer um balanço do ano que acaba, e também um pouco de serenidade para pensar sobre nossos planos para o ano que começa... será que há planos?

Como no reveillon, há aqueles que decidem que vão ter um filho naquele ano, outros, decidem malhar mais, outros, que vão procurar um novo trabalho ou aprender um novo idioma, e há resoluções menos objetivas, mas não menos importantes, como ser mais tolerante, ouvir mais, dedicar mais tempo a um ente querido... a lista é infinda. Também não precisa ser o mês anterior ao aniversário para decidirmos algo novo... pode ser qualquer dia...o importante é olhar para esse mês chamado (a meu ver, injustamente) de “infernal” como uma chance de analisar e também valorizar a vida.

PS - Num tempo onde envelhecer é tão mal visto, desconfio que o termo deva ter sido inventado por alguém que não gostava nem um pouco de ficar mais velho, daí o “inferno”! Porém, envelhecer é exatamente o que acontece quando dá tudo certo e a gente continua vivo...

6 comentários:

Unknown disse...

Me fez lembrar a frase: "O inferno são os outros"
É sempre bom encarar essas fases de forma mais positiva mesmo.
Beijinhos

disse...

Simone tem razão... obrigada por apresentar uma maneira positiva de atravessar este mês....bjs

Anônimo disse...

Caramba! Eu ia mesmo te perguntar sobre inferno astral dia desses!Queria saber se havia alguma "revolução" astral ou se era fruto desse novo ciclo mesmo... Como vc sabe, o meu se inicia em breve, mas acho que meu momento de reflexão tá é durando desde muito tempo... beijos e obrigada por suas sempre sábias palavras!!!

Anônimo disse...

Adorei a relação que vc fez com "o saber envelhecer".
Espero que tudo dê sempre certo para que tenhamos muitos "infernos"...e que tudo mais vá para o verdadeiro inferno (não o do astral).

Anônimo disse...

Irmã,

sempre me recusei a enxergar como inferno astral os últimos dias antes do meu aniversário !

Discordo tanto desse termo que às vésperas do meu niver, quando associam algo negativo que aconteceu comigo ao meu inferno astral, respondo logo, com cara de poucos amigos, que não tenho inferno astral e fim de papo! rs

Prefiro enxergar como um momento de reflexão, mas vc bem sabe que reflexão, mudanças e planejamentos me acompanham quase que todos os dias, né? rs

Acho que preciso refletir menos. hahahahaha

Te amo! E adoro seu blog.
Beijocas.
Jana

Adriana Pinheiro disse...

Lindas!!! a-d-o-r-o esse momento comentários! Esse blog só me dá alegria...

Esse termo "inferno" astral é horrível mesmo, fica parecendo que a gente tá predestinado a ficar atormentado nesse período, eu heim, xocotô!!!

Vamos de Gil:
"Fogo eterno pra afugentar o inferno pra outro lugar, fogo eterno pra consumir e o inferno fora daqui"