sábado, 21 de novembro de 2009

Refazenda e abacateiros

Não lembro a idade que eu tinha quando Gil lançou Refazenda, mas adoro a música desde então, e esse "então" é desde que me entendo por gente-amante-de-música - o disco é de 1975. Quem acompanha esse blog sabe que a gente aqui adora abacate: em forma de guacamole, na salada ou no sanduíche de abacate com queijo minas, temperadinhos com sal, azeite e pimenta do reino, uma delícia total.

Ao invés de jogar os caroços fora, os planto em um vaso retangular de terra boa que temos no parapeito da área de serviço, carinhosamente apelidado de "berçário". O berçário está sempre produzindo novos abacateiros. Eles são tão fortes e resilientes que 2 já sobreviveram aos ataques do macaco que os arranca da terra! Os ataques do macaco são um post à parte... basta dizer que o parapeito da área tem aquela tela de rede para os danados não entrarem aqui, o que não os impede de vandalizar as plantinhas vez por outra... mas a gente replanta e os abacateiros ficam lindos, lindos! Temos um amigo que, inspirado nessa idéia, plantou o caroço de abacate num canteiro em frente à casa dele em ipanema. E lá está o abacateiro firme e forte, crescendo em plena Barão da Torre!

Não são só caroços de abacate que planto no berçário, enfio na terra caroço de pitanga, fruta do conde e cajá... Nesse momento há 2 mudas saindo e não sei de que fruta são... Espero que uma delas seja a pitangueira! Um dia, quero morar numa casa ou apartamento com jardim, meu sonho é poder ter canteiros de temperos e plantas medicinais e a ocasional frutífera, um luxo, né?

Quando os abacateiros ficam taludinhos, transferimos pra casa do meu sogro em Itaipava ou vamos dando de presente aos amigos que têm casa fora do Rio ou moram em apartamentos de cobertura com grandes canteiros. Porque os nossos abacateiros precisam virar árvores! São um presente lúdico e original, sem qualquer custo...


Sem foto de um dos nossos, peguei essa na internet...

Pra incrementar essa postagem, vou incluir uma receitinha deliciosa que copiei vendo TV: receita da Salada da Avó da Nigella: alface (eu uso a americana), ervilhas cozidas (podem ser frescas ou congeladas), abacate e hortelã. Na receita original, a Nigella, que é chique, põe endívia também. Eu cozinho as ervilhas em água e sal, escorro, deixo esfriar um pouco e misturo com alface rasgada, folhas de hotelã e abacate picado em quadradinhos. Tempero com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. É refrescante e sensacional!

PS - o melhor abacate pra fazer essa salada é o que está maduro, mas ainda durinho. Se ele já estiver mole demais, melhor fazer a guacamole. Se estiver verde, espere amadurecer, porque abacate verde não é gostoso...


Gil no Acústico MTV (2007)

4 comentários:

Marcio Allemand disse...

Nossa.. cajá! Isso me remeteu à infância, no quintal da casa da minha avó materna. Tinha de tudo um pouco lá: pitangueiras, tamarineiras, mangueiras, jaqueiras, abacateiros e um pé de cajá, fruta cheirosa até dizer chega, azeda e doce na medida certa. Tô aqui salivando, acredite!

Adriana Pinheiro disse...

Marcio, sou doida por cajá, como com sal! Só de pensar, fico aguando.. Comprei esses por um milagre no zona sul e foi daí que plantei os caroços, mas não vingaram... beijos

JuSaad disse...

Adri, que folia de post! Temos um canteiro de temperos na área de serviço que sobrevive em meio a poluição de sampa. Mas seu berçário me parece um luxo. Bjos!

pintando na cozinha disse...

O abacateiro que vc me deu está forte e crescendo lindo lá na minha roça!!!
Obrigado adiantado pelos frutos!!!