quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um texto leve

Ando pensando muito sobre uma qualidade humana: a leveza. Querendo trazê-la mais pra pertinho de mim. Há pessoas leves e pessoas pesadas, fases leves e pesados. Não é pra confundir com superficialidade, cabeça de vento, desligamento ou dissociação. Falo apenas de estar leve, ser leve, tomar as coisas pelo lado bom. Ter entusiasmo e ter calma. Talvez a leveza seja não um, mas um conjunto de atributos.

Bom humor e bom senso são as qualidades que Sogyal Rimpoche descreve como sendo as que mais nos ajudarão diante das adversidades da vida. Concordo. Difícil não perder a leveza na correria da vida que levamos, no stress das mil coisas, mas temos que tornar a buscá-la ao invés de simplesmente esperarmos que ela "aconteça". Pois ela torna tudo mais fácil, mais fluido e mais leve! A leveza olha tudo de uma outra perspectiva. Sabe levar. Eleva. Às vezes, até releva.

Como cultivar a leveza: comtemplar a natureza, ouvir música, cantar, beijar, transar, praticar esportes, comer frutas, sorrir, tomar banho (de chuveiro, banheira, chuva, mar, cachoeira). Pensar leve. Arejar a cabeça para ter a cuca freca. A leveza é muito amiga do frescor, estão sempre juntos. Respirar, respirar, respirar.
PS - last but not least - dar aquela "geral" na bagagem emocional e jogar fora o que não tem mais serventia também ajuda demais a cultivar a leveza... dá um certo trabalho e pode doer um pouquinho... mas é libertador!

leve ilustração (deconheço o autor).

4 comentários:

Gabriela disse...

é... o que nos guia é realmente a forma como encaramos as coisas... um olhar mais compreensivo, generoso, amigável torna as coisas mais leves. Ameniza os destemperos que fazem parte da vida (também)!

Viva a leveza!!!!

beijão amiga!

disse...

Adriana, que coisa linda !!! venho cultivando a leveza ha algum tempo e estou comecando a ver os resultados ! Queria te contar tambem que sou uma neo convertida a bichanos, Beatriz ganhou um gatinho de rua de presente de aniversario, Luca que deu. E afinal, vc ficou ou nao com o filhote??

Beijos, V

nós duas disse...

Tava pensando em alguma coisa que agradecesse o texto lindo.
Ando também viciada em Maria Gadú.
Então, juntando os dois, achei:

"Ser capitã desse mundo
Poder rodar sem fronteiras
Viver um ano em segundos
Não achar sonhos besteira
Me encantar com um livro
Que fale sobre a vaidade
Quando mentir for preciso
Poder falar a verdade"

Tenho muito que aprender ainda, e fico feliz quando tem gente pra ensinar!

Valeu, Adriana!
Carol

Adriana Pinheiro disse...

que lindo, Carolina!