terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mercúrio

Para aqueles que vêm pedindo que eu escreva mais sobre Astrologia, no mês de Virgem, um texto sobre seu regente:
Mercúrio simboliza nossa inteligência. A localização de Mercúrio no mapa natal indica como pensamos, como aprendemos, a forma como nos comunicamos, a maneira como percebemos o mundo e arquivamos experiências.

Na alquimia, Mercurius era, ao mesmo tempo, o “espírito criador do mundo” e “o espírito aprisionado na matéria” – assim como nós, que criamos a realidade a partir da nossa percepção dela e que também somos limitados ou aprisionados por essa mesma percepção - uma vez que formamos uma idéia a respeito de algo. Portanto, quando pretendemos mudar algo em nossas vidas, devemos primeiro alterar a nossa visão, percepção ou crença acerca desse assunto. Pode parecer bobeira, mas poder mudar de idéia é sinal de muita liberdade.

A figura mitológica de Hermes representa e traduz perfeitamente a simbologia astrológica do ágil e astuto Mercúrio. Hermes tem múltiplos papéis: mensageiro dos deuses, mago, trickster, ladrão, artesão, senhor dos caminhos e das encruzilhadas, patrono do comércio e dos mercadores, protetor dos viajantes, deus dos limiares, das transições, das palavras e da linguagem. Possui
qualidades de todos os outros deuses.

Por ser o único deus grego a ter livre acesso ao Olimpo, aos mortais e ao mundo subterrâneo, Hermes funciona como uma ponte entre esses três mundos. Assim como a mente, que pode ter acesso a algo superior – o superconsciente, o nível espiritual ou transpessoal; ao consciente, ao dia-a-dia; e ao inconsciente, onde vivem os conteúdos psíquicos profundos. Dessa forma, Mercúrio pode “pescar” conteúdos inconscientes e trazê-los à consciência.



“Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.”
Lya Luft (do livro Pensar é Transgredir)


1 comentários:

claudiahersz disse...

epahei, mercúrio!

mercúrio para os romanos, hermes para os gregos: lendo seu texto, me dei conta que tem muitas correspondências com exu, a entidade iorubá de quem se tem uma visão demonizada por reger as encruzilhadas. o orixá da velocidade, é mensageiro entre o mundo material e o espiritual, sendo considerado o mais humano dos orixás, pelo caráter mutante de seu comportamento, às vezes cortejando o Bem, às vezes o Mal.

Um beijão pra você, Dona Maga Patalójika!

Claudia Hersz