terça-feira, 9 de junho de 2009

Acerta o passo, amor!

Mais um texto que recebi por email, dessa vez sei que é da autoria de Rosana Braga. Não a conheço, mas a sincronicidade do texto com meus sentimentos já me fazem grata à ela... Um texto dedicado à delicada (e frágil e volátil) sintonia do amor. Aí vai:

"Saí para caminhar num parque perto de casa, esta linda manhã de sol. Em silêncio, atenta a minha própria respiração, era inevitável observar as tantas pessoas que iam e vinham. O dia e aquele lugar estavam encantadoramente sintonizados. Algumas pessoas andavam sozinhas, outras com seus pares. Avós brincavam com seus netos, mães e pais com seus filhos. Amigos confidenciavam as novidades entre si e riam de seus causos. Muitas vidas. Diferentes sonhos. Incontáveis sentimentos.

Cada um anda no seu ritmo, pensei numa fração de segundo. Tal reflexão foi decorrente de uma cena específica: já havia notado bem próximo de mim, um casal caminhando a passos largos, como quem quer abandonar a vida sedentária e ganhar em boa forma e saúde.
Tanto ele quanto ela eram jovens, bonitos e visivelmente comprometidos, devido à aliança que ocupava o dedo anelar da mão esquerda de ambos. Depois de alguns bons metros, ela foi ficando para trás, mas distraída com tantas paisagens, sons e movimentos, nem percebeu. Talvez eu achasse que nem ele, não fossem suas recorrentes olhadinhas para trás, a fim de monitorar a distância que os separava. De repente, como quem não quer diminuir a velocidade, mas também não quer perder de vista sua companheira, ele gritou (num tom imperativo e, ao mesmo tempo, cheio de ternura): “acerta o passo, amor!”.

Surpreendida pela própria situação, ela se assustou e imediatamente sorriu, dando alguns pulinhos até alcançá-lo. Neste momento, numa atitude sincronizada e cheia de significados, os dois se deram as mãos e continuaram a caminhada em silêncio. Cruzei com eles mais duas vezes e lá estavam, sintonizados, de mãos dadas, provando que basta um tantinho de atenção e disponibilidade para que duas pessoas caminhem lado a lado, rumo a um único objetivo, em última instância: continuarem juntas, cada qual incentivando a outra quando – por qualquer razão – seu ritmo diminuir!

Mas, infelizmente, a maioria dos casais anda distraída demais para se dar conta de que o outro está muito adiante ou de que ficou para trás. Falta atenção de um e disponibilidade do outro. Esquecem de darem-se as mãos e a sintonia vai desaparecendo em meio a rotina cansativa e morna do dia-a-dia. Sempre penso que não importa qual seja o objetivo, um encontro só pode ser bom quando há sintonia, quando os ritmos estão afinados. Porque quando o desejo de um é diferente do desejo do outro, chegará o tempo em que as insatisfações serão cada vez maiores. Seria o mesmo que dizer que acredito em quem aposta na possibilidade de amar pelos dois numa relação. Creio que relacionamentos sejam feitos de reciprocidade e troca. Não se trata de contabilizar, mas de cada um fazer a sua parte. Também não se trata de submeter os sentimentos a uma avaliação racional, mas de perceber que dois corações não podem se enxergar quando um corre na frente e o outro corre atrás. Portanto, se realmente quer estar com uma pessoa, minha sugestão é que você note onde ela está: à sua frente, atrás de você ou ao seu lado? Se a sua resposta não for a terceira opção, trate de acertar o passo, amor!"
Sei que não é fácil assim...
foto: Adriana Pinheiro
pássaros de cerâmica: Elisa Ceppas
escapulário do amor: Jana Carrano 21- 8105 1227
Rosana Braga é conferencista, escritora, jornalista e consultora em relacionamentos.

9 comentários:

Naná disse...

Adorei! Vc sempre com textos incríveis!

Mari Cotrim disse...

Lindo! bjs

Anônimo disse...

Boa, Adri! Gostei muito do texto e da foto! Bjo

bia casotti disse...

Amiga,
Muito bom!!!
Sincrônico com o momento....
Bjs

Gabi Lacombe disse...

é isso... apenas isso!

um beijo enorme procê!
gabi

Walmor Pamplona disse...

Ponto de vista incrível! (Risos) O layout novo do seu blog está muito melhor. Parabéns! Bjs

Adriana Pinheiro disse...

ei Walmor, que bom que vc apareceu! beijos

Lelê disse...

Sábias palavras!

Um beijão

Meire Caminha disse...

Adri,
Amo as coisa que você posta. São além de lindas, extremamente úteis!!
beijos, querida. Te adoro.

SER FELIZ DÁ TRABALHO!!!