terça-feira, 19 de maio de 2009

Jasmine, a greyhound terapeuta

Amigos, recebi esse email da veterinária que cuida da minha gatinha, Simone Abrantes da Vet Vida. Achei o caso extraordinário e dei uma pesquisada na internet, onde encontrei a matéria na íntegra: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1103645/Meet-Jasmine-rescue-dog-surrogate-mother-50th-time.html


Em 2003, a policia de Warwickshire, Inglaterra, encontrou uma cadela da raça greyhound abandonada num galpão de jardim, estava suja, desnutrida, assustada e claramente maltratada. Como a polícia de lá é igualzinha à daqui, levaram a cadela para um abrigo de animais da região, o Nuneaton Warwickshire Wildlife Sanctuary, dirigido por Geoff Grewcock. O abrigo é, como o nome diz, um santuário para animais abandonados, orfãos ou com qualquer outra necessidade. Geoff e a equipe do abrigo batizaram a greyhound de Jasmine e trabalharam por semanas com dois objetivos: restaurar a completa saúde do animal e conseguir para ela um lar adotivo. Mas Jasmine tinha outros planos...


Ninguém se lembra como começou, mas ela passou a dar as boas vindas a todos animais que chegavam ao abrigo. Não importava se era um cachorrinho, um filhote de raposa, um coelho ou qualquer outro animal perdido ou ferido. Jasmine se esgueirava para dentro da caixa ou gaiola e o recebia com uma lambida de boas vindas. Geoff conta um dos primeiros incidentes: " Nós tinhamos dois cachorrinhos que foram abandonados numa linha de trem próxima. Eles eram bem pequenos quando chegaram aqui e Jasmine aproximou-se e abocanhou um pelo cangote e colocou-o em uma almofada. Aí ela trouxe o outro e aconchegou-se a eles, acarinhando-os. E ela é assim com todos os nossos animais, até com os coelhos. Ela os acalma e desestressa e isto os ajuda, não só a ficarem mais próximos a ela mas também a se adaptarem ao novo ambiente. Jasmine fez o mesmo com filhotes de raposa e de texugos: ela lambe os coelhos e os porquinhos da índia e ainda deixa os pássaros empoleirarem- se em seu nariz! O que mais impressiona é que a raça dela normalmente caça coelhos em pistas de corrida, e ela aqui adota todos eles." A assustada e abandonada Jasmine "trabalha" hoje no Santuário de Warwickshire, onde é uma espécie de mãe e terapeuta para os animais que chegam.
A lista de jovens animais dos quais ela cuidou nesses cinco anos inclui filhotes de raposa, filhotes de texugo, galinhas, poquinhos da índia, cachorrinhos e coelhos. E um cervo montês. O pequeno Bramble, com 11 semanas de idade, foi encontrado inconsciente em um campo. Na chegada ao Santuário, Jasmine aconchegou-se a ele para mantê-lo aquecido e assumiu inteiramente o papel de mãe adotiva. "Jasmine enche Bramble de afeição e não deixa que nada lhe falte. Eles são inseparáveis", diz Geoff. "Bramble anda entre suas pernas e eles ficam se beijando...Eles passeiam juntos pelo Santuário. É um prazer vê-los." Jasmine continuará cuidando de Bramble até que ele possa voltar a viver na floresta. Quando isto acontecer, Jasmine não estará sozinha, ela estará muito ocupada acolhendo o próximo animalzinho recolhido pelo abrigo.

http://www.warwickshirewildlifesanctuary.co.uk/
Vet Vida - 3204 1307

8 comentários:

JuSaad disse...

Eu simplesmente adoro ler seus posts, Adri! Trazem infod, levantam dúvidas, me fazem questionar o mundo e a mim mesma. Enfim, me fazem bem! Cheers, queridona!

Adriana Pinheiro disse...

o que eu achei muito bacana nessa história é que a Jasmine resolveu ajudar animais passando por um perrengue parecido com o que ela havia passado, contrariando a sua natureza de caçadora, uma verdadeira lição! Na matéria do daily mail, os veterinários contam que qdo ela chegou no abrigo, estava nervosa e tinha medo de gente. É uma história de superação e amorosidade.

Anônimo disse...

que cutchi cutchi!

Anônimo disse...

Que coisa linda!Que exemplo maravilhoso! Existem seres verdadeiramente abençoados e Jasmine só pode ser um deles.
Que bom que é para a nossa alma saber acontecem coisas assim...
Obrigada Adriana.
Um beijo!
I.

Julinha disse...

Juro que eu quase chorei lendo este post...Lindo, amiga!!!!!
bjs Juli

beatriz disse...

é a natureza do seres vivos

Anônimo disse...

eu tb me emocionei...lindim demais!
bjim dri

Unknown disse...

que coisa!! amei!