segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campanha anônima


No último dia primeiro de maio, foram distribuídos na praia de ipanema kits contendo uma camisa oficial da seleção brasileira de futebol que trazia na frente os dizeres "o Irã nos fodeu" e atrás, acima do número 10, "Odebrecht", como se fosse o nome do jogador (veja as fotos), um short azul e um adesivo explicando o caríssimo brinde. O adesivo tinha o seguinte título: "Conspirando com o Equador, o Irã roubou da Odebrecht muitos investimentos e empregos brasileiros" e discorria num texto dizendo que o Brasil havia sido logrado na transação entre os dois países e terminava assim: "o líder do Irã, Mahmud Ahmadi-nejad, vem ao Brasil em alguns dias... leve esta camisa para demonstrar sua discordãncia com esta política persa de cosnpiração contra o Brasil". Conspiração contra o Brasil? Além do estranho brinde, havia aviões de propaganda passando na praia com os dizeres, mais suaves: "O Irã nos ferrou".

No dia seguinte, saiu uma matéria no O Globo online, falando que a camiseta e os aviões tinham os mesmos dizeres, o "ferrou" ao invés do "fodeu", e onde a empreiteira Odebrecht negava qualquer participação na campanha... leia a matéria:

Como já disse antes aqui no blog, não sei nada de política internacional, mas, ao que me consta, o Brasil nunca teve qualquer problema com o Irã, quem parece não gostar nada dos iranianos são Israel e os EUA. Usar a camisa oficial da seleção brasileira, símbolo de orgulho da nação, para dizer que o Irã nos fodeu é de uma agressividade ímpar. Não saber quem está por trás da distribuição dos luxuosos brindes e da contratação dos aviões de propaganda é, minimamente, preocupante. Que campanha é essa? O que ou quem está por trás disso?
Muito grave.

fotos: Rodrigo Romano http://romanodesign.com.br/

17 comentários:

Anônimo disse...

Adriana, vc deveria escrever mais sobre beleza e astrologia e largar de mão esses assuntos chatos.

Rodrigo Romano disse...

Tópico polêmico esse...
Não concordo nem um pouco com as idéias e muito menos com o regime do Mahmud, e tb não concordo nem um pouco com essa campanha infeliz.

Pra começar nêgo tá misturando futebol com política, o que acaba respingando na cbf (afinal as camisas são oficiais), depois quem fudeu com a odebrech foi o equador.

Pra mim a odebrech devia abrir o olho ou acender a luz pois eles nem sabem de onde está vindo esta pica.

p.s. na imprensa ninguém falou mais nada, muito estranho...

Anônimo disse...

Anônimo,
trabalhas na odebrech?

Adriana Pinheiro disse...

o assunto pode até ser chato, mas chato mesmo vai ser se a gente compra uma briga que não é nossa e se indispõe com o Irã. Pensa nisso. Sobre beleza e astrologia, falarei qdo achar conveniente.

Anônimo disse...

acho tbém gravíssimo que alguem gaste dinheiro com uma campanha destas no Brasil tentando convencer as pessoas de um absurdo desses!!
isso deve ser coisa de algum judeu chiita bélico querendo plantar a semente da discórdia aqui no Brasil com essa guerra infinita deles

realmente não sei se somente ignoro, ou se me manifesto pesadamente contra essa idiotice!

porra! deixa os iranianos em paz virem aqui curtirem um samba e uma praia pô!
melhor tê-los como amigos sempre do que como inimigos, não temos nada com essa merda toda, e a Olderbrecht que se foda!!

bj

Nicolau

Anônimo disse...

Querida Adriana

Sou um freqüentador do seu blog por achá-lo inteligente, informativo, além de muito agradável. Sobre o seu comentário devo dizer o seguinte: não concordo. Vamos aos fatos: Ahmadinejad não vem liderando um grupo de empresários iranianos.Ele vem falar em nome de um governo que persegue a bomba atômica, nega o holocausto e defende que Israel seja destruído — “varrido do mapa”, na sua simpática expressão. Persegue homosexuais, e pune de uma maneira infame o adultério feminino, além de perseguir de uma maneira covarde todos aqueles que se opõe ao regime dos Ayatolás. Não conheço sua posição sobre o assunto, mas sou favorável a criação dos dois Estados separadamente: Israel e Palestina. Sou favorável a paz nesse conflito. Muitos judeus e posso dizer que em sua grande maioria também assim o são. Porém, o grande financiador do terrorismo contra Israel, feito de uma forma covarde pelo Hamas é financiado pelo Irã, via Hezbolah. Foi o Irã , como ficou provado, financiou aquele ataque a embaixada de Israel na Argentina, matando várias pessoas, lembra-se? Receber Ahmadinejad é tingir as mãos com o sangue das 85 vítimas do atentado terrorista de 1994, na Argentina, contra a sede da Associação Mutual Israelense Argentina (AMIA).
Outro ponto,curiosamente, o Brasil vota sistematicamente contra Israel, mas é sensível ao discurso de humanistas como Ahmadinejad ou Omar el-Béchir, o genocida que governa o Sudão. O Sr Omar el-Bechir é responsável pelo genocídio de milhões de refugiados no Sudão. Talvez muitos não saibam, mas o Brasil, na condição de membro da Comissão de Direitos Humanos da ONU, rejeitou a condenação do governo do Sudão, responsável, até o momento, por mais de 300 mil mortes de seus próprios filhos! A mesma diplomacia que condenou Israel por matar mil pessoas na faixa de gaza, em uma ação de guerra. Chama esta ação de genocida e esquece o verdadeiro genocídio que se passa no Sudão.

Agora, a informação mais incrível: Nos últimos anos, entre esses países membros da tal comissão da ONU, contam-se o Sudão, a Líbia, o Zimbabwe e Cuba, alguns dos maiores violadores dos direitos humanos! E o Brasil se alinha a quem? Às democracias? Aos países desenvolvidos? Aos que respeitam seus próprios cidadãos? Triste história para passar às próximas gerações. Antes que haja uma interpretação errada me antecipo em dizer, não sou judeu, sou cristão praticante. Odeio ditadores , confesso que são os meus pratos prediletos.
Temas para reflexões sobre a questão palestina e o mundo Arabe:
1 - Os países árabes começaram a aprovar leis que tornavam impossível a integração dos refugiados palestinos da guerra de 1948 contra Israel;
2 – os filhos dos palestinos nascidos em países árabes e que neles viveram a vida inteira não têm direito à nacionalidade;
3 – cônjuges palestinos de cidadãos de outros países árabes continuam a ser, pasmem!, “refugiados” — estão proibidos de se naturalizar;
4 – esses “refugiados” têm de se lembrar que são “palestinos”, ainda que jamais tenham posto os pés em Gaza ou na Cisjordânia. Sessenta anos! Há "palestinos" em países árabes, sem direito à cidadania, que já são avós. Seus netos, duas gerações à frente, continuam "palestinos" — e isso quer dizer que estão privados dos direitos dos demais nativos.

Você se lembra de algum país ocidental — até mesmo a Itália do demonizado Berlusconi — em que as leis de imigração sejam tão duras? Mas que se note: ELAS SÃO ESPECIALMENTE DURAS PARA OS PALESTINOS!!!

Para finalizar reitero o grande prazer em ler sempre os seus comentários.

P.S. Vou a praia essa semana e ver se consigo comprar essa camisa.

Um grande abraço

Luiz Guilherme de Beaurepaire

Adriana Pinheiro disse...

Olá Luiz guilherme, obrigada pelas suas considerações. Gostaria de deixar claro que não sou a favor do líder iraniano, mas sou radicalmente contra o uso da camisa da seleção brasileira de futebol para veicular política contra qq país que seja, Irã, Argentina, Bélgica ou China...Se querem (anonimamente) fazer campanha contar o Irã na praia, que o façam usando uma camiseta branca, neutra. Fiquei indignada com a covardia dessa politicagem.
Quanto a vc querer comprar a camisa, há de ter algum barraqueiro da praia que venda a que ele ganhou pra vc com prazer por 30 reais, sendo que a camisa oficial não sai por menos de 150 nas lojas do ramo. Quem quer que tenha feito essa campanha, investiu alto. beijos e obrigada por passar por aqui!

Gui Secchin disse...

Concordo com você.
Agora, que todo mundo ficou aliviado com o cancelamento da "visita" do Ahmadinejad ao Brasil ficou. Principalmente o Sr Lula que escapou da saia justíssima de ter que se posicionar com relação à declaração do iraniano em Genebra no mes passado quando minimizou o Holocausto...Pelamordedios...
bj
Bj
Gui Secchin

Anônimo disse...

Querida Adriana

Antes de tudo peço antecipadamente desculpas pela forma incisiva dos meus pontos de vistas. Eu sou assim mesmo
odeio ditadores, de esquerda ou de direita, cristãos, judeus ou muçulmanos.Porém, é preciso fazer algumas considerações:
1. A camisa da seleção ou de clubes de futebol são painéis de propaganda. Lembra-se das "diretas já"? Era uma propaganda política
contra o regime militar na época e tanto eu como você usamos como propaganda..
2. Não sou em hipótese alguma contra os Iranianos, pelo contrário, conheci muitos iranianos tanto perseguidos pelo Xá Reza Parlhevi
como aqueles perseguidos pelos Ayatolás quando morava na Inglaterra. Fiz grandes amigos, não só com eles mas com Líbios e Iraquianos,
talvez em nome dessa minha amizade, aliada ao regime ditatorial instaurado em solo persa, que transmito minhas opiniões dessa forma tão incisiva. Não admito alguém querer varrer um povo do mapa, como quer esse indigente presidente iraniano.
3. Se eu visse uma camisa repudiando o povo iraniano me colocaria contra essa atitude. O povo iraniano é vítima desse regime , e não concorda
com as políticas desse regime teocrático bárbaro. Veja bem, o presidente da Turquia que é um muçulmano radical foi eleito naquele país, no entanto,
multidões foram contrárias a um regime teocrático ditatorial, como no Irã, resultado: ele continua presidente, mas o estado é laico.
4. Da mesma forma que me colocaria a favor caso alguém colocasse na camisa da seleção brasileira "palavras de ordem" contra o regime chinês que implantou uma ditadura sanguinária no Tibete, além de ter ocupado de uma forma ilícita aquele país, e expulsado o Dalai Lama de Lhasa.
5. Ditadores pra mim só existem pelo prazer que tenho em vê-los no chão. Sou contra os chinenses? Claro que não....!!!!!
6. Qualquer uso democrático que se faça na camisa da seleção contra Hitler, Stalin, Pol Pot, Fidel Castro, Mao Tse tung ( cito como os mais emblemáticas) dignifica, e não ao contrário diminui a nossa gloriosa camisa.
7. Que a nossa camisa sirva não só aos propósitos do futebol e de patrocinadores eventuais, como a Coca Cola, e o guaraná antártica, e outros. Mas da causa democrática. Democracia dignifica qualquer camisa, e eu como democrata que sou me acho honrado em vestir uma camisa que defenda a democracia..

Um super beijo e de antemão agradeço a oportunidade por travarmos de uma forma tão cordial e educada nossos pontos de vistas.Não há divergência entre nós de conteúdo, nossa divergência é na forma

Um Super Beijo

Luiz Guilherme de Beaurepaire

Adriana Pinheiro disse...

Ah Luiz Guilherme, quando nós, brasileiros, usamos, espontaneamente, a camisa da nossa seleção para as Diretas Já, estávamos reivindicando um direito, era uma questão nossa, interna, um direito nosso.
Se a camisa fosse usada contra a China, colocando um Free TIbet, tudo bem, mas isso seria iniciativa de quem? Que país no mundo ousa contrariar a poderosa China em prol da causa Tibetana? mas eu seria igualmente contra escrever na camisa da seleção barsileira: a China nos fodeu, primeiro pq não quer dizer nada, segundo pq não é verdade. O Irã também não nos fudeu. As camisas foram impressas e distribuidas por alguém que não assume a autoria da campanha, campanha essa que falava em conspiração persa contra o Brasil, fala sério! É uma tentativa de manipulação das nossas relações políticas e diplomáticas! beijos e obrigada pelo bom duelo! :)

Anônimo disse...

Querida Adriana

Quero dizer mais uma vez que é um privilégio estar em seu espaço conversando com uma pessoa tão bacana como você. Postarei pela última vez sobre esse assunto e pouparei você e aos que aqui participam de ficarmos conversando sobre um ponto que nem discordamos no conteúdo, mas na forma. E como esse é o seu espaço reservo o direito de conter os meus pitacos. Vamos lá...

Mahmud Ahmadinejad, é um anti-semita fanático e financiador do terrorismo. Não! O delinqüente não se limita a negar o Holocausto e a ameaçar Israel com a “destruição total”. Também é capaz de citar Hitler abertamente. É preciso, reitero, que este senhor — e o regime que ele representa — seja entendido no contexto de uma variante bem particular do fascismo: o fascismo islâmico.

Ontem, na Síria, Ahmadinejad comparou Israel a um “micróbio destruidor”. Não estava inovando na metáfora. Quer ver? “A sua [DOS JUDEUS] expansão através de países sempre novos só principia quando neles existem condições que lhe assegurem a existência, sem que tenha de mudar de domicílio como o nômade. É e será sempre o parasita típico, um bicho que, tal qual um micróbio nocivo, se propaga cada vez mais, assim que se encontra em condições propícias.”

Hitler se comparava ao médico e bacteriologista alemão Robert Koch. Segundo o Bigodinho genocida, aquele descobriu o micróbio na biologia, e ele, Hitler, expôs o judeu como o micróbio que destrói a sociedade. Entendeu? A diferença entre Hitler e Ahmadinejad é só de oportunidade. Não lhe pesa nos ombros o Holocausto não porque ele não queira, mas porque ele não pode. Quem dialoga com gente assim expõe o seu próprio lixo moral.

Você me pergunta: porque que o Irã nos fudeu? Vamos contar uma história que quase aconteceu no Brasil, e só não aconteceu por muito pouco. No Estado Novo, o
ditador Getulio Vargas nos colocou em situação semelhante, aliando-se a Hitler. Assim o fez entregando vários judeus para os campos de concentração, dentre as centenas de judeus a mais conhecida foi Olga Benário Prestes. A Alemanha “nos fudeu” perante a comunidade internacional. Porém, com o afundamento dos navios brasileiros, o Brasil recuperou sua imagem entregando suas bases aos americanos, e concomitantemente, entrando na guerra.
O Irã nos “fudeu” também perante a comunidade internacional responsável que entende que esse psicopata não deve ser levado a sério. Se o Getulio Vargas recebesse Hitler como quase assim o fez? Nossa história também não ficaria marcada por esse desatino?
Você menciona a China, tudo bem, a China é um país que está na moda agora. Você pergunta a China nos fudeu? Sim a China nos fudeu sim. Sobre o Tibet, cabe aqui uma ressalva: a “China se fudeu” pois os que acompanharam a tocha olímpica passando pelo Tibet e as autoridades mandando os seus habitantes nem se quer aparecessem nas janelas das casas temendo algum ato hostil. Se eu compraria uma camisa da seleção contra a China, claro que sim ! Você me perguntaria: quem no Brasil organizou uma campanha contra a China? Eu respondo, Arthur Dapieve cujo o artigo recomendava a não assistir as Olimpíadas. E foi exatamente o que fiz. Ah! Mas cadê a camisa da seleção? A camisa da seleção poderia ter sido usado como uma forma de manisfestação contra os caras sim, só não o fizemos porque nem passou pela cabeça fazê-lo. Quem sabe na próxima vez?




A “China nos Fudeu” e mostro com argumentos o porque disso.
A regra do Itamaraty é ser arrogante com os grandes e humilhado pelos pequenos, com uma única exceção, em que fomos trapaceados por um gigante: a China que conseguiu arrancar do Brasil o estatuto de “economia de mercado” prometeu, em troca, apoiar a ampliação do Conselho de Segurança da ONU para abrigar o Brasil. Com o reconhecimento debaixo do braço, deu uma solene banana a diplomacia brasileira e seus gênios da política externa e vetou a ampliação do conselho. Desculpa: o Japão também seria candidato à vaga, e isso os chineses não poderiam aceitar. Ocorre que o Japão era, vá lá, pré-candidato desde sempre. Os chineses passaram à perna em nós “macunaímas assanhados”.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU conseguiu aprovar por consenso uma resolução enviando uma missão de especialistas para avaliar a crise na região de Darfur, no Sudão, onde 500 mil pessoas foram mortas em conflitos. No entanto, por causa da oposição de países africanos e árabes, China, Cuba e Brasil, o documento não critica o governo do Sudão nem fala de responsabilidades pelo massacre. O acordo evitou que os países tivessem de votar entre uma proposta dos países ocidentais e uma africana, mais favorável ao Sudão. Brasília evitava apoiar a proposta dos países ocidentais e qualquer condenação ao governo do Sudão, apesar das indicações do envolvimento de Cartum no massacre. Houve forte reação de ativistas dos direitos humanos nos Estados Unidos e no mundo inteiro. E aí? Vamos ficar de fora dessa?
E se o presidente do Sudão viesse ao Brasil para uma visita de cortesia por esse voto solene de boa vontade? Como ficaria a nossa imagem frente a opinião pública mundial?
Se o seu problema é a camisa da seleção brasileira, que é um espaço de propaganda oficial da Coca Cola, Guaraná Antártica, pergunto: porque não estampar repúdio por uma causa humanitária de opressão de governos ditatoriais aos seus povos? Pergunto: não seria um serviço prestimoso aos povos que sofrem com a opressão ver uma camisa da seleção aliando-se a sua causa? Tudo bem, se você acha que não, eu respeito, mas como marketing da democracia seria perfeito, não acha? Se o seu problema é a forma como foi feito à coisa, eu respeito, mas não considero em hipótese alguma nada desrespeitoso considero um serviço humanitário. A única coisa que eu concordo com você é a “Odebrecht” não entendi a necessidade de colocar isso na camisa, mas no resto... estou dentro.

Agora é a sua vez com a palavra, e encerro aqui minha participação. Desejo que esse espaço floresça com debates sempre bacanas. Tudo de bom não só para você, mas para todos que aqui participam.

Beijão

Luiz Guilherme de Beaurepaire

Anônimo disse...

Zzzzz...

Adriana Pinheiro disse...

Luiz Guilherme, adorei a iniciativa do Dapieve, mas ele não é um país. Minha pergunta foi: que país ousaria erguer sua voz contra a poderosa China? infelizmente nenhum, nemhum boicotou as olimpíadas.coisa que todos deveriam ter feito.
Quanto ao iraniano, apesar de seus estranhos métodos, o sujeito foi eleito. Acho que não se reelegerá. Parece que os iranianos votam mal, mas estão aprendendo, aliás, como outros povos que conhecemos bem. rsrsrs
beijos

Anônimo disse...

tanta coisa , receber ditadores é coisa mais normal do mundo, de que haja interesses , a frança recebeu o ditador kadafi que foi responsavel por atentados com vitimas francesas ,o presidente sarkozy o recebeu com tapete vermelho e tudo mais ..., a Realpolitica nao tem coraçao e nem remorsos, se vende armas , depois enviamos Ong do proprio pais que as vendeu .... é assim e sempre serà
ps: desculpe meu computador nao tem acentos ...
joga bola jogador joga bola cocorondo

Anônimo disse...

QUERIDA ADRIANA

ADOREI O NOSSO PAPO.

"Parece que os iranianos votam mal, mas estão aprendendo, aliás, como outros povos que conhecemos bem. rsrsrs"

CONCORDO COM VOCÊ PLENAMENT.APESAR DE QUE LÁ NÃO EXISTE OPÇÕES, SALVO VOTAR EM UMA DAS CORRENTES DA TEOCRACIA DE ESTADO.

FOI UM GRANDE PRAZER !!!!!

SUCESSO SEMPRE !!!!!
VOCÊ MERECE.

BEIJÃO

LUIZ GUILHERME DE BEAUREPAIRE

sonia disse...

Seja a mudança que voce deseja ver no mundo. Ghandi

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.