quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sacos plásticos? não, obrigada!

Vou reproduzir aqui dados de um email que recebi a respeito das sacolas plásticas que tão cordialmente “ganhamos” nas lojas e supermercados:

Usamos anualmente cerca de um trilhão de sacos plásticos em todo o mundo;
Menos de 1% desses sacos é reciclado, pois é mais barato fabricá-los do que reciclá-los;
Um estudo de 1975 mostra que as embarcações lançam, por ano, aproximadamente 4 milhões de quilos de plástico nos oceanos;
Segundo a WWF, cerca de 200 espécies diferentes de vida marinha, incluindo baleias, focas, golfinhos e tartarugas, morrem depois de ingerir os sacos, que confundem com comida;
Isso, sem falar nas aves que são encontradas mortas com plástico no estômago ou enredando suas asas;
Os sacos plásticos se foto-degradam: se decompõe em petro-polímetros menores e ainda mais tóxicos, que acabam contaminando os solos e as vias fluviais.

Há leis em diversos países que proíbem a gratuidade das sacolas plásticas no comércio, ou regulam sua utilização com impostos. Segundo a BBC, a Irlanda foi o primeiro país europeu a adotar a medida (2002) e reduziu o consumo em 90%. Segundo a CNN, a China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos. Ruanda, Israel, Canadá, India, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul e Singapura também proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos. Cidades também podem criar leis próprias para a questão, como fez São Francisco, nos EUA.

Diante dos fatos, devemos, imediatamente, adotar medidas para banir a proliferação dessas pragas que são usadas por meia hora e levam mais de 1000 anos para desaparecer:
Ir às compras com uma sacola de lona ou nylon, carregar as coisas na própria bolsa;
Pressionar as autoridades locais, (aproveitando as eleições municipais), para que criem leis no sentido de fazer com que as lojas passem a cobrar pelos sacos em cada compra;
Os próprios mercados podem passar a ter uma caixa-depósito onde os sacos são devolvidos pelos clientes e reutilizados.
Dessa forma, estaremos criando maior consciência ecológica e educando as pessoas para aplacar a calamidade e evitar tanto desperdício. É urgente e tem solução.



foto: The Daily Mail

10 comentários:

Unknown disse...

Oi Drix !!
Concordo plenamente com suas palavras. Precisamos nos livrar de tanto lixo que degrada nosso planeta.
Aqui em Floripa já vi muitas sacolas de pano ( e lindas ! ) pra afzer compras. O chato é quando temos q comprar em gde quantidade.....como fica a história da sacola de pano?
Sou suuuuuper a favor da reciclagem , mas nessa situação fico em dúvida. Faço compras grandes , e aí?
Beijos amada !!!
Saudades
Jill

cipocaboclo disse...

Boa Adriana,
Faço sempre compra com sacolas de feira e balaios de palha. Para a Jill duas sugestões para as compras grandes: levo sembre três balaios grande de palha que aguentam bastante peso. Com eles copro para o mês todo. OUtra boa são as caixas grandes de plastico que os mercados usam para entrega...pedi duas nomercado e me deram...enxo as duas e pronto.
ah! imprimi o texto e botei no mural do trabalho.
beijos,
Cecília

Anônimo disse...

Ótimo post, Adriana! Minha solução aqui em Sampa é usar caixas de papelão. O próprio supermercado fornece e você retorna quando volta para fazer novas compras, reutilizando as mesmas caixas para levar os mantimentos para casa. Beijos! Ju

Rodrigo Romano disse...

Temos que tentar banir os sacos plásticos dos supermercados, a medida de ser cobrado ou devolvido para os mesmos não vai resolver.

Eles já lucram muita grana e a opção de usar sacos plásticos é meramente econômica, eles podem e devem usar materiais diferentes para isso, é só querer e cabe a nós clientes pressionar para acabar com isso.

Temos que cobrar tb dos nossos deputados e vereadores que criem medidas/leis para que se acabe com essa praga.

Parabéns pelo tema,
bjos
Rodrigo

Adriana Pinheiro disse...

Queridos, que alegria! É isso aí, temos que botar pressão, senão não muda!
Jill, como a Juliana e a Cecília sugeriram, compras grandes poem ser transportadas em caixas de papelão que o próprio mercado tem, é só pedir. Algumas lojas vendem engradados de plástico que são dobráveis, poedm ficar sempre na mala do carro.
Aqui no Rio, as moças do caixa ficam espantadas qdo tiro uma sacola portátil que carrego na bolsa para colocar compras. Essa sacola que tenho, foi uma amiga que trouxe da França, é de um supermercado de lá, é dobrável e mora em um mini saquinho, está sempre comigo. Mandei emails para o Zona Sul e o Hortifruti pedindo a confecção de sacolas similares à minha, vamos ver se eles são espertos no marketing e mordem a isca! Escrevi outro para uma candidata a vereadora daqui pedindo a implantação de uma lei. Vamos acabar com esse palhaçada!
grande beijo

Anônimo disse...

bom dia.
Concordo com tudo, porem no dia dia é bem dificil, por enquanto, eliminar o saco plastico da minha vida.
As compras consigo fazer em pano, papel ou na mochila. OK!
O lixo do dia dia, como faço?
Posso separar o lixo organico e fazer uma adubo em casa. O resto eu reciclo, ou melhor entrego para os responsáveis torço para um final feliz.... Mas adubo em casa é meio complicado.
Posso tb. usar sacola de papel como é usado nos supermecados dos Norte Americanos.

mauri

Adriana Pinheiro disse...

A idéia inicial é REDUZIR ao máximo o uso do plástico... sei que ainda o usamos para o lixo grande e tal... mas cada sacola a menos já faz diferença. beijo, Mauri, valeu a visita!

Unknown disse...

Esse sábado vai rolar aquele mutirão pra limpar as praias da cidade. Parece que o acontecimento rola simultaneamente em várias cidades do mundo! Acho que vou levar a Pikatchú. Beijocas.

Rodrigo Romano disse...

Flavicha,
já vai botar a tua filha pra trabalhar né? quero ver vc catando lixo lá hein!?
rsrsrs
bjos

cipocaboclo disse...

Sobre adubo em casa:
Eu faço um adubo caseiro bem fácil e limpinho. Juro que não dá bicho, mosca...só minhocas.
receitinha:
-dois vasos grande de barro(os de plastico abafam a fermentam o adubo gerando um cheiro ruim)
- os restos cascas de fruta, legumes, folhas, ovo, papel picado, serragem , palha 9totos crus, cozidos NUNCA!)
- o segredo é manter o ambinete seco e equilibrar os restos mais ressecados com os molhados, como as cascas de frutas. Não opde ficar muto molhado pois dá cheiro e não pode ficar muito seco mais não vira composto.
- As minhocas ajudam muito mas não gostam de ambientes ácidos.
- Ná dúvida, junte os restos do dia e bate no liquidificador. Decompôem mais rápido e fica mais limpinho. Pode jogar estes restos batidos, tipo vitamina, direto no vaso das plantas.
Faço composto em casa, apartamento, tem mais de 5 anos e está tudo bem. Tenho fotos e possa mandar!!!
dou a maior força...as plantinha agradecem e o mundo também!!
Abraços
Cecília