sábado, 30 de agosto de 2008

A importância de dizer não

Outro dia, conversando com um amigo, ele disse que tinha aprendido a dizer não. Aquilo me surpreendeu por vir dele, alguém que sempre considerei muito safo, nunca passou pela minha cabeça que ele pudesse ter dificuldade para estabelecer limites e simplesmente mandar um não bem mandado para quem quer que fosse... mas não é bem assim... por mais forte que se aparente ser, o não ainda é uma questão de aprendizado, treino e prática,.

São muitas as cobranças e as demandas desmedidas que merecem um belo não. Podem vir dos amigos, de um patrão, da família, de qualquer lugar. Se você tem filhos então, o não é uma prova de amor. Pode inicialmente acarretar em uma certa culpa... dá trabalho. Pode parecer mais fácil dizer sim e não desapontar a expectativa dos outros. Principalmente se estamos (ou fomos colocados) no lugar do bonzinho, do disponível. Os outros podem até se indignar quando saímos desse lugar tão cômodo para muitos.

Porém, dizer não é uma questão de sobrevivência. Mais cedo ou mais tarde todos teremos que começar a praticar. Se o mundo fosse um lugar onde todas as pessoas tivessem um alto grau de semancol e respeitassem umas o espaço das outras, o não nem seria tão imprescindível. Mas é. Temos que fazê-lo em prol da vida e da sanidade. Incrível como aprender a dizer não valoriza o nosso sim.

4 comentários:

Unknown disse...

valeu por me lembrar ! aprender a dizer NÃO para os outros é aprender a dizer SIM pra vc .
bjs.

Mary G. disse...

Adorei a pensata. Dizer NÃO é complicado. Mas venho melhorando com o passar dos anos... Depois de ler seu texto então, vou ficar fera!! Beijo

Unknown disse...

ótimo. me identifiquei muito. Estou me esforçando para não me sentir culpada. Bjos Sabrina

Adriana Pinheiro disse...

Não, não e não!!! rs