domingo, 19 de julho de 2009

Bolo de Maçã

O título dessa postagem deveria ser "faça sem medo" porque esse vai dar certo, mesmo que você nunca tenha feito um bolo na vida, ou pior, que tenha solado todas as outras tentativas.

Essa receita é da Sonia Mendes, que além de terapeuta de família, mestra e amiga, é uma taurina de mão cheia e arrasa na culinária. Modifiquei um pouco a receita original (tinha 3 ovos) e o bolo já virou um hit aqui em casa! Além de delicioso, é facílimo de fazer, definitivamente uma receita campeã.

Ingredientes:
3 maçãs
2 ovos
1 xícara de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó Royal
1 colher de sopa de canela
opcional:
1 punhado de passas
1 punhado de nozes
1 punhado de granola

Bata no liqidificador as cascas das maçãs, os ovos, o óleo e a pitada de sal. Depois misture numa tigela o que foi batido com a farinha (peneirada), o açúcar, o fermento, a canela e as maçãs cortadas em pedacinhos. (Coloco na forma untada e aí jogo por cima a granola e as passas pra decorar e dar um toque crocante.) Asse por 40 min. Depois de assado, polvilhe canela e açúcar. Pode ser servido quente com uma bola de sorvete de creme!

Usei açúcar branco conforme a receita original, mas ainda vou experimentar fazer com o mascavo e com farinha integral.





foto: Adriana Pinheiro (prato de cerâmica, Elisa Ceppas)

3 comentários:

Unknown disse...

Hummm...vou experimentar!

Meire Caminha disse...

Hummmmm.. nesse friozinho, parece delicioso. Depois me lembra de te passar uma receita de bolo de maçã sem farinha, que também é ótimo!!
Beijossss

Rodrigo Romano disse...

muuuito bom!
Se tiver um sorvetinho pra acompanhar então..